Turismo de experiência em Florianópolis


Tudo na vida é efêmero. Temos pressa no cotidiano, pressa nas relações que se tornam rápidas. Estamos vivendo em um mundo acelerado que nos engole.

Ultimamente as pessoas estão deixando o lado o tempo de contemplação, por exemplo. Resumimos tudo em fotografias. Temos diversas oportunidades durante o nosso dia para admirar os encantos e as maravilhas que temos por aí. Quando viajamos para conhecer lugares novos então, há uma explosão de vivências nos esperando, mas acabamos perdendo a oportunidade de ver de verdade, com profundidade.

A verdade é que o resultado disso são fotos que marcam um local e um tempo no mapa da sua vida. Fotos que podem acabar dizendo pouco sobre o que você absorveu sobre aquele povo, aquela cultura.

É claro que não estamos defendendo aqui que você deva curtir os lugares e não fotografar nada. Fotografe, sim. Mas que tal gravar com as lentes da câmera o que os seus olhos puderam ver com mais intensidade? Que tal guardar a sua experiência?

Imersão

É hora de voltar a ter uma imersão, uma relação intensa com o universo ao nosso redor. Não deixar de lado a oportunidade de conhecer histórias, pessoas, jeitos de viver, cores e traços. É hora de ser um pouco parte de cada lugarzinho para onde formos. Carregar um pouco de lá, deixar um pouco de si.

E é aí que o turismo de experiência entra na história. Conhecer novas realidades. É disso que estávamos precisando! O turismo de experiência é diferente do turismo convencional. Além do simples fato de ir a lugares legais e bonitos, a ideia é incorporar a emoção. Você, como turista ou visitante, sai do limite de ser um simples observador. Você irá interagir nas atividades, ser um ator da sua vivência, e não mais a audiência.

De modo mais prático, estamos falando de um envolvimento com comunidades locais, aprendizados de arte, gastronomia e aventuras. Interagir com o folclore, conhecer as práticas religiosas e muitas outras coisas que permitem um crescimento pessoal surpreendente. Isso tudo sem perder de conhecer belezas naturais, praias e outros “pontos turísticos”.

Que Floripa já encanta só com paisagens, praias e outras mil maravilhas você já sabe.

Mas imagina só o quanto deve ser inexplicável viver a ilha. São tantas realidades, tantas histórias que é impossível não querer conhecer todas. Florianópolis se tornou o cenário perfeito para seguir o turismo de experiência.

Existem diversas iniciativas na cidade para promover e oferecer o turismo de experiência que envolva todos os sentidos do participante. Tanto empresas particulares que apresentam pacotes completos e agendados, como a ecoexperiências, quanto projetos que preparam esses lugares para mostrar tudo da melhor forma e buscam encontrar onde estão os roteiros que mais dialogam sobre a Ilha, como as iniciativas do SEBRAE/SC.

Conversamos com um consultor do Sebrae, o Otto Schmiedt, que explicou o porquê da capital Catarinense ser um destino certo para quem busca experiências. “A Grande Florianópolis é uma região turística com grande diversidade étnica e cultural, além de grandes belezas naturais e atividades complementares como a gastronomia e eventos”, ou seja, por aqui existem muitas possibilidades, caminhos e construções sociais. Floripa é um local completo, o que facilita encontramos qualquer tipo de interação.

“As atividades com referência açoriana que chamam mais a atenção são a relação com a gastronomia, o barro e as pessoas que mantém a língua e costumes preservados”, então já sabemos por onde começar a traçar o nosso roteiro nesse formato de vivência, certo?

Confira os trajetos e que mostram um pouquinho desse hub de cultura da Ilha e da região metropolitana:

– Tour das Experiências – Passeio interativo de ônibus panorâmico pela Ilha da Magia;

– Um Dia Inesquecível – Experiência de preservação ambiental na reserva extrativista Pirajubaé;

– Paladares da 10a. Ilha – Roteiro histórico e gastronômico pelo Centro Histórico de Florianópolis, iniciando no Mercado Público até a Ponte Hercílio Luz

– OstraXperience – Experiência enogastronômica e técnica com ostras nativas e exóticas numa tradicional fazenda de ostras no Ribeirão da Ilha.

– O Homem do Mar – Uma experiência inesquecível a bordo de um barco de pescador.

– Alimentação Interativa e Hora do Banho com Tartarugas – Experiência ambiental de preservação e interação com as Tartarugas Marinhas.

– Faça Você sua Caipirinha – Aprenda fazer e saborear a Caipirinha que nasceu como remédio para o corpo e atualmente é remédio para os males da alma.

– Experiência de Mergulho – Mergulho com aula explicativa sobre espécies marinhas através de técnicas visuais em ambiente submerso.

– Jogos da Experiência – Espante o mau tempo, divertimento garantido com brincadeiras e jogos entre família e grupo de amigos.

– Ecorafting – Experiência na Serra do Tabuleiro de semeadura através de bombas de sementes de plantas nativas jogadas nas margens dos rios durante o rafting.

– Oficina Chinelo de Dedo – Conhecer a cultura e praticar a arte da Olaria na roda de Oleiro e instrumentos musicais de barro.

– A Magia do Barro – Passeio histórico pelo Centro Cultural de São José e confecção de objeto de barro no ateliê de arte degustando um ótimo café com vista privilegiada.

– Entre Gingas e Histórias: a Capoeira, Patrimônio Cultural da Humanidade – Vivencie a ancestralidade afro-brasileira através da imersão na arte da capoeira, samba de roda, contação de história e gastronomia típica.

– História para Todos – Roteiro Cultural no Centro Histórico de São José e Florianópolis para surdos com experiências lúdicas de abayomis, olarias e artesanatos.

– Feira da Freguesia – Local de encontro dos moradores, atrações culturais, artesanato, antiguidades e gastronomia.

Fonte: Sebrae/SC

Bom, falamos o que é, o porquê, o onde e o como fazer para deixar de lado aquele jeito de conhecer lugares e passar a ter experiências reais por onde quer que você passar, certo? E agora vemos que Floripa não é só destino de muitas pessoas que buscam por praias bonitas, qualidade de vida e desenvolvimento. A Ilha da Magia faz realmente encantamentos quando conta a história do seu povo e das suas características. Florianópolis é destino de todos que amam ser parte de um lugar incrível.

Esperamos vocês! Aqui em Floripa e na nossa próxima história, certo?!

Até breve!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags